Friday, October 21, 2016



O navio-escola da esquadra espanhola aportou em Salvador-Bahia. Os tripulantes são recepcionados pelas baianas com as tradicionais fitinhas.
Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim - Foto: Luciano da Matta l Ag. A TARDE
Foto: Luciano da Matta

O navio-escola da esquadra espanhola Juan Sebastián de Elcano aportou nesta terça-feira, 18, em Salvador, durante o 88º cruzeiro de instrução. Construído há 89 anos, o veleiro estará aberto à visitação pública ate sábado dia 22/10, quando segue viagem para Recife (PE).
Comandada pelo capitão de mar e guerra Victoriano Gilabert Agote, a embarcação chegou à capital baiana com 220 pessoas a bordo (30 mulheres), entre elas 23 oficialas, 22 sargentos, 118 praças, quatro civis, um barbeiro, um cozinheiro, um carpinteiro e um mestre- -veleiro.
Entre os tripulantes estão 45 guarda-marinhas, que estão no quarto dos cinco anos necessários para concluir a formação naval. A bordo do navio-escola, os alunos têm aulas de navegação, astronomia, meteorologia, tática anfíbia, segurança, proteção, marinharia e inglês.
Movida a velas, a embarcação tem quatro mastros com os nomes dos navios-escolas anteriores: Blanca, Almansa, Asturias e Nautilus. Com 113,1 metros de comprimento, o Elcano tem capacidade para transportar 3.700 toneladas, a uma velocidade de até seis nós (11,11 quilômetros por hora).
by A tarde Salvador

No comments:

Post a Comment